Criar um Site Grátis Fantástico
Categorias e Modalidades
Categorias e Modalidades

 

Os trabalhos inscritos deverão se enquadrar em uma das seguintes categorias:

  • Educação Especial;
  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental I e II;
  • Ensino Médio;
  • Educação Superior;
  • Professor;
  • Comunidade.

 

Os trabalhos inscritos deverão se enquadrar em uma das seguintes modalidades:

Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras Disciplinas: Esta modalidade diz respeito à aplicação de conteúdos matemáticos que partiram de uma situação-problema e, posterior a exploração e o equacionamento da expressão matemática retorna ao problema inicial para análise. Emerge de um problema real, buscando-se um modelo matemático para solucioná-lo que auxilie na tomadas de decisões futuras. Ou, ainda, utilizar cálculos matemáticos para explicar o problema em questão sem o compromisso de retornar no final à origem para validar o modelo matemático. Portanto, deve caracterizar um modelo matemático, explicitando aplicabilidade do mesmo e/ou apresentar um elevado nível de inter-relação com outras áreas do conhecimento.

Matemática Pura: Devem priorizar o desenvolvimento do raciocínio hipotético-dedutivo, através da elaboração/reelaboração e do aprofundamento de conceitos, propriedades operações, definições matemáticas e/ou apresentam deduções de fórmulas matemáticas, relacionando propriedades entre si, mas sem ter o compromisso de retornar ao problema de origem. Na verdade, ocorre uma interação entre os próprios conteúdos matemáticos que justificam e reafirmam o processo. Assim, deve caracterizar com clareza e objetividade a origem das definições e dos conceitos científico essências, bem como, as operações e as propriedades matemáticas básicas empregadas.    

Materiais e/ou Jogos Didáticos: Podem ser de caráter lúdico ou não, buscam alternativa de aprendizagem matemática a partir de brincadeiras, materiais, jogos e aparelhos didáticos criados para exploração de determinado(s) conteúdos(s). Ou ainda, exploram recursos visando à construção/reconstrução do conhecimento matemático, sendo que através da exploração, discussão e analise destes materiais possam ser elaborados conceitos fundamentais, ou seja, favorece para que o aluno alcance um grau mais elevado de sistematização do seu conhecimento e se aproxime dos conceitos científicos. Preferencialmente que tenham criados e testados por e com alunos.